quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A Sociedade é misógina

Hoje é o Dia Internacional da Não Violência contra a mulher.

Um dia em que em todo o mundo há manifestações contra a violência à mulher!

Bem, interessante como o sistema funciona não?

Ao longo de milênios tratou de tornar a mulher um objeto de tal ordem inferior que podia-se tratá-la como a um animal.

E fez isso tão bem feitinho que ao longo da história as mulheres foram subjugadas, impedidas de serem consideradas seres humanos. E na qual a violência era permitida, fosse de que ordem fosse. Vende-las, trocá-las, vilipendiá-las, maltratá-las, espancá-las, matá-las, e tudo com uma impunidade magnífica!

Agora, na atualidade, alguma coisa mudou. Será??????

Mas o sistema se autobeneficia, inventa umas comemorações alguns eventos, tudo com a profundidade de uma gota d´agua!

Essencialmente nada muda!

Cria dia pra tudo, ok...ok...é para lembrar que não podemos fazer tal coisa ou que devemos fazer uma outra coisa.

Um pouco hipócrita? Talvez.

O fato é que as mulheres continuam como subproduto em uma sociedade e não me venham dizer que isto ocorre em algumas, pois é em todas!

Alguns “experts” no assunto dizem que é fácil a desconstrução deste estigma de “ser inferior”, pelo simples fato de que isso foi construído. Hã??? Hã?? Eu ouvi bem?

Aff! Cada uma!

Agora um fato;

Historicamente o domínio de gênero começou sabe-se lá quando, mas com certeza há milênios, ao se perceber que a mulher não gerava sozinha sua prole.

Sim, porque até então se vivia o matriarcado. E acreditava-se que a geração era espontânea tendo como única contribuinte, deste mistério, a mulher.

Até que percebeu-se que não, que o homem era a outra ponta nesta que "deveria" ser uma parceria. Digo-o bem: Deveria! Mas tal não aconteceu! E lá isso é coisa que se pense?

Ao descobrir o processo de como era a coisa,o homem disse com seus botões (apesar de que, nesta época o botão ainda não havia sido inventado):

O semem é meu, @ filh@ é minha, , então eu sou o dono de tudo. E com este pensamento de propriedade iniciou-se uma revolução nos costumes.

A mulher passou a ser um objeto de procriação e de posse. Passou a ser uma boa mercadoria para pais em situação de carência trocá-las por um ou dois animais. Passou a ser a femea com boa anca e saúde para gerar muuuuuuitos filhos, de preferência machos!

E a sociedade passou a considerá-las exatamente assim:

Seres de segunda categoria tal qual qualquer animal.

Mas ai a tal pergunta: Mas a mulher não é um ser da sociedade?

Não, não era! E desculpem-me, ainda hoje é pouco considerada como tal!

Aqui vão alguns exemplos de como as mulheres eram vistas ao longo de um período da história:

“A mulher é vítima de irremediável inferioridade mental”. Eurípedes

“Existe o princípio bom que criou a ordem, a luz e o homem, e o princípio mau que criou o caos, a treva e a mulher”. Pitágoras

“A mulher é mulher em virtude de uma deficiência, que devia viver fechada em sua casa e subordinada ao homem”. Aristóteles

“A mulher é um animal de cabelos longos e idéias curtas”. Shopenhauer

“Loura, linda é sinônimo de burra” Ditado popular e sempre presente em piadas em nosso mundo atual.

Em poucas centenas de anos atrás, na medicina, só havia um sexo:o masculino. A mulher era considerada homem com sexo às avessas.

A violência contra a mulher é milenar, pois é uma violência que destrói a alma feminina!

A violência não é apenas física, esta é a parte concreta, visível e na maioria das vezes, torna-se a vitima a culpada pela violência sofrida.Ou não é assim?

Ao longo da história o feminino tem sido execrado pela sociedade.

Nas escrituras sagradas, a mulher sempre se dá mal e é vista como a encarnação da tentação, da maldade, daquela que sempre está presente na tentação do homem para que ele peque! Puxa, tadinho! Tão inocente e fraquinho! Tão facilmente manipulável!

Para que as mulheres tivessem direito ao voto, quantas sufragistas morreram? Quantas foram humilhadas? Quantas foram presas , torturadas?

Maria de Magdala, a grande discípula, aquela que a história e os pesquisadores resgatam em suas pesquisas, foi a grande companheira espiritual de Jesus. Quer se acredite ou não, a história conta através de documentos. E aqui não falo de religiosidades.Falo da mulher, uma das poucas que na época era letrada. A esta foi oferecido o cognome de puta arrependida! E por quem? Pelos próprios cristãos!

Agora, temos uma novidade no ar!

Não, não se trata de um movimento político, social ou de minorias.

Trata-se de um novo vento no mundo, daquelas brisas que renovam o ar e tiram as coisas do lugar, da sua zona de conforto!

É finalmente a união das energias masculinas e feminas.

É algo que não é visto, ainda, mas já é tangível em nossos seres.

É algo que se chama androginia! E nada tem a ver com os conceitos que pululam por ai do que seja androginia.

O ser andrógino está no ar!

E que muito ainda dará o que falar. Aguardem!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O que é verdade para você?

A verdade e seus significados.

Hoje parei para aprofundar esta questão em mim mesma.

Afinal o que é verdade?

Após escarafunchar meu interior e meus alfarrábios internos resolvi ir ao externo e buscar qual o significado da verdade para as pessoas.

Interessante o resultado.

Eis aí uma palavra com muitos, mas muitos signifcados.

E esta palavra possui um carisma e um sentido que transcende a ela mesma, e vela o sentido mais profundo.

Incrível!

A famosa frase: “Conheça a verdade e ela vos libertará”.

Já viu que sentido amplo, antagônico e relativo?

E que deixa no ar o significado da verdade?

Até mesmo no dicionário e na Wikipédia a verdade continua oculta, veja só:

“Verdade significa o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Esta qualificação implica o imaginário, a realidade e a ficcção, questões centrais tanto em antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão. O que é a verdade afinal?

Para Nietzche a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira. Daí seu texto "como filosofar com o martelo"

Então, resolvi desvelar em conjunto o que é a verdade?

Este post torna-se interativo na medida que o sistema técnico deste espaço permite. Ou seja, através de comentários que, com sua autorização, colocarei no corpo do próprio post.Portanto se você resolver participar, por favor, coloque no corpo do comentário sua autorização, para que eu o insira no corpo do post, com seu nick.

Assim pergunto a você:

O que é a Verdade?

Ilustração:Relativity - Escher

Duca disse...

Puxa amor, essa ilustração de Escher está em perfeita sintonia com o tema do post. E o tema do post é muito complexo. Fui ao dicionário de língua portuguesa da Porto Editora, um dicionário muito credível que define verdade como sendo a “conformidade entre o pensamento ou a sua expressão e o objecto do pensamento; qualidade do que é verdadeiro (que por sua vez significa conforme à verdade; que fala verdade; exacto; autêntico; certo; genuíno; verídico; seguro; sincero; leal; que não é fingido; real; etc …); realidade; exactidão; certeza; rigor; precisão; representação fiel; coisa certa e verdadeira; boa-fé; sinceridade;” Ora, a palavra verdade surge sempre definida como algo de muito mutável, pois aquilo que ontem foi exacto, real, correcto, autêntico, seguro, genuíno, enfim, verdade, hoje pode não ser e também pode não ser amanhã. Assim, aquele(a) que busca a verdade não deve procurá-la em dicionários nem nos modelos de actuação e comportamento da sociedade em que vive ou vai vivendo já que esta sofre constantes mutações. Deve, sim, buscar a definição pura e indelével da palavra verdade. Mas, essa definição existe ou é mais um jogo de palavras que ocultam o verdadeiro significado da palavra verdade? De todas as palavras que pretendem ser definições de verdadeiro a palavra autêntico parece-me a mais apropriada. No entanto, autenticidade não surge como definição de verdade, pelo menos, no dicionário que consultei e pode ser por mero acaso ou não. E porque defendo que autenticidade se aproxima mais do que julgo ser a definição pura de verdade? Porque quando olho para dentro de mim e me liberto do jugo dos paradigmas sociais, vejo a autenticidade do meu eu, de quem eu sou, do sou o que sou e que me permite discernir a verdade com a sabedoria da divindade que me habita. Assim, Verdade é para mim quem eu sou, de onde eu venho, o que faço aqui nesta dimensão e para onde quero ir. Autorização concedida! :)

18 de Novembro de 2009 11:11

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Rio de Janeiro Continua lindo!

Diz o dito popular que inveja mata. Dentro disso convido-lhes a refletir no seguinte:

É interessante notar como a midiática perversa está sempre a evidenciar a violência no Rio de Janeiro e no Brasil.

Interessante por quê?

Ora se analisarmos o Índice de Paz Global, relativo ao ano de 2009, perceberemos que o Brasil está no 85° lugar. Sem dúvida vergonhoso! Mas olha só a manchete da BBC:

"Brasil é 90º em índice de paz global"

Só que eles se esqueceram de informar o ano: 2008

Alguem falou que o USA é o 97° relativo a este mesmo ano de 2008?

E alguém com um mínimo de bom senso e discernimento haverá de entender o motivo não é mesmo?

A mesma forma manipulativa de dados ocorre em relação ao Rio de Janeiro.

Em Junho deste ano, o Governo Brasileiro, que está sim, com ações de combate à violência no país, apresentou uma pesquisa sobre Índice de Homicídios na Adolescência.

O IHA(Índice de Homicídios na Adolescência.) revela a incidência da violência letal contra adolescentes no ano considerado(2006), mas também estima o número de homicídios que cabe esperar ao longo dos próximos sete anos (entre os 12 e os 18 anos) se as condições não mudarem.

Ambas estimativas são feitas sempre para uma corte de 1.000 adolescentes (na idade inicial), para preservar a comparabilidade, no tempo e no espaço, entre municípios de tamanho diferente.

E se vocês tiverem a curiosidade de ver a tabela, o município do Rio de Janeiro nem entra no ranking das 20 cidades mais violentas.

Com certeza que entra em outros dados comparativos efetuado ao longo da pesquisa.

Dados estes que levam em conta fatores que contribuem para o quadro de homicídios e violência entre jovens.

Mas as manchetes são sempre as mesmas, até em relação a esta pesquisa, numa clara demonstração da animosidade midiática com o Rio de Janeiro. Como no caso do jornal O Globo, que coloca a seguinte manchete:

"Violência: Índice de mortes do Rio é três vezes maior que a de São Paulo."

Esta perversão da mídia se deve a interesses financeiros e marketeiros sem dúvida.

Uma ação concreta para o enfrentamento das questões da violência em nosso país e em nossa Cidade Maravilhosa, passa por uma análise séria e muito bem estruturada, com dados corretos, sem manipulações e, sobretudo com consciência.

Entre as diversas formas de manipulação e de efeito bombástico nas manchetes, o Rio de Janeiro é comparado à Faixa de Gaza, porem, ninguém demonstra com dados concretos, a partir de uma pesquisa séria e em base estatísticas amplas, como a do IGP (Índice Global Peace)! Neste, Israel ocupa um dos mais baixos índices, um dos últimos. Esta pesquisa utiliza diversas bases científicas e os jornais usam seus índices financeiros pretendidos.

Sim, temos, enquanto cidade, inúmeros problemas, temos mesmo!

Porem, a campanha estruturada, com planejamento de ação e de timing da mídia nacional e internacional é manipulativa, vergonhosa, hipócrita e só serve para os interesses escusos financeiros. Não presta nenhum serviço concreto ao combate à violência em nossa cidade. E sequer oferece dados confiáveis ao público.

Alguém evidenciou porque o Rio de Janeiro foi escolhido como a cidade sede da Copa do Mundo em 2014?

Alguma mídia evidenciou com dados justos e científicos porque o Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016?

Alguma notícia sobre o Rio de Janeiro ter recebido o título de Melhor Destino LGBT foi evidenciada? E recebemos este título por sermos friendly e não pelo turismo sexual, digo isto para baixar a bola daquel@s que poderiam fazer este tipo de ilação.

Alguém sabe que segundo a revista Forbes o Rio de Janeiro é a cidade mais feliz do mundo?

E que fomos eleitos como o povo mais gentil?

E que segundo a Revista QG, americana, o Rio é um dos dez melhores lugares do mundo para se trabalhar, segundo os executivos estrangeiros ouvidos pela revista?

Temos outros títulos mas o post ficaria muito extenso ao listá-los!

Bem, e eu não estou nem a falar das belezas naturais!

Como dizemos por aqui:

A inveja é uma merda!

Não é mesmo?

Mas continuamos a ser a Cidade Maravilhosa!