terça-feira, 5 de agosto de 2008

Desejos Reprimidos


Desejo é um dos sinônimos de libido. Para ser mais correta, libido vem do latim, significa "desejo" ou "anseio".
Libido, convenhamos é ampla, geral e irrestrita. Tanto que nas definições nos dicionários encontra-se: instinto e desejo sexual. Conforme vamos lendo, o significado se amplia: libido é a energia motriz de todos os instintos de vida e da atividade criadora humana.
Bom, entre os instintos básicos de sobrevivência encontra-se o sexo.
Uau!!!!!!!!!!!!!!!
Eu, cá no meu cantinho Atlântico sul, do sul maravilha, do sul, da parte mais quente do planeta. Aliás, tudo que é quente fica no sul né mesmo?
Então, fico aqui refletindo...
Fora as questões de condicionamentos sejam as religiosas castradoras ou pelas diversas formas de proibições ao prazer, a questão da libido é complexa.
A começar que usamos um termo derivativo:
“Libidinosa”!
E ela é usada, na maioria das vezes, para definir alguém de forma pejorativa.
Seria um sinônimo a ninfomania?
Gente... genteeeeee!!!!!
Já viu como as pessoas que possuem atitudes e desejos sexuais intensos são facilmente definidas de forma patológica?
Ai minhadeusinha!!!!
Afinal ter libido ativa e na área sexual tem que ser dentro de uma quantidade “x” qualquer para ser considerada normal???
Eu adoraria saber qual é essa medida, sim porque aí eu já me situaria de uma vez e assumiria as conseqüências.
Agora vamos alargar nosso olhar à libido:
Os estudiosos e acadêmicos apontam uma característica importante que é a sua mobilidade, ou a facilidade de alternar entre uma área de atenção para outra. Pois é essa força de alta voltagem erótica, reciclável que circula pelo corpo e estimula experiências prazerosas além do sexo.
Sim porque a libido é uma energia e passeia de lá pra cá em nós na conformidade de nossas necessidades e prioridades.
Embora a libido não se restrinja ao ato sexual, ele está na lista dos instintos básicos de sobrevivência.
Comer e beber nos mantém vivos. Agredir ou fugir são mecanismos primordiais de defesa. E sem sexo não é a espécie que seria extinta, eu me extinguiria!
Bom, ouvir uma música pode ser prazeroso... para quem aprecia música. E substituir sexo por compras pode até funcionar às vezes, ou comer, hummmmmm, mas quem quer uma relação ou até mesmo mantê-la não vai agüentar muito tempo este deslocar da libido.
Assim como, se alguém quer um vínculo afetivo um encontro fortuito vai deixar a desejar.
Então, gente a questão é:
Foco!
É saber onde minha libido está se deslocando, para que área, para que instinto! E por que!
Assim, podemos viver adequadamente e de maneira mais solta, consciente, sem jogos sem entrarmos numa situação sem saber direito qual é a nossa!
Eu já vivi momentos que minha libido estava inteiramente voltada para minha sobrevivência física. Eu havia sofrido um acidente de carro e até hoje os médicos não conseguem entender como foi que eu consegui sobreviver a tantos traumas físicos.
Tenho uma amiga médica que diz que eu sou uma aberração da medicina. Bom, tudo bem eu sou uma aberração desde que nasci!
Alia-se a este fato a morte de minha companheira de 20 anos.
Ai eu passei um enorme período de tempo assexuada e sem nenhum prazer outro que fosse. Era assim, minha energia subia pelos pés, pelas coxas, ai dava um salto e passava ao largo até meu tórax. Assim mesmo!Uma coisa maluca!
Levei um tempão para perceber o que estava rolando.
O fato é que eu fiquei um tempão sem sentir nada na região de meu corpo ligada ao prazer sexual, tampouco aos prazeres outros como um todo.
Depressão? Uai gente, resumindo, a depressão é o que senão falta de prazer pela vida?
E mais, toda a libido estava canalizada para minha sobrevivência física!
Libido é uma energia de sobrevivência!!!!!!!!
A energia sexual também!!!!
Portanto pergunto:
Os desejos muitas vezes não são reprimidos também porque precisamos concentrar nossa libido numa área especifica para sobrevivermos?
Ok, eu cá por mim, por vivência sei que sim, porem não fiquei na janela vendo a banda passar. Não ora bolas!!!
Com licença, fui à luta!
Porque a tendência é a de se acomodar e achar que está tudo certo.
Que é normal. É se omitir consigo mesma, e com a vida, com as pessoas.
É procurar uma desculpa qualquer aceitável para justificar-se pelo prazer que não mais seduz nem é procurado!
Sabe o que é?
O prazer, este sentido que nos impulsiona, lamentavelmente é proibido em toda sua pujança! E a maioria das pessoas procura desculpar-se por não tê-lo ou estar momentaneamente sem ele.

13 comentários:

Duca disse...

Excelente texto, meu amor.
Levantas questões sobre a líbido que nunca me tinham passado pela cabeça.
Agora percebo porque durante um tempo, há uns anos, também eu estive sem desejo sexual. É que a minha líbido estava focalizada e, portanto, canalizada num problema grave de saúde que tive.

Beijo

Andarilha das Estrelas disse...

Amor delicioso e prazeroso, pois que não lhe falte nunca os desejos sejam de que ordem for, por problemas de saúde!Uops e por nenhum outro!
I hope so!!!!!
E se algum momento seus desejos estiverem fora de seu foco é porque, talvez, eu os esteja guardando para você. Aì, é só você atravessar o Atlântico para apanhá-los, pois são seus!
Beijossssssssssssssssss

Anônimo disse...

....que reflexao fantastica, e madura,
vc e' uma guerreira, uma lutadora,
uma sobrevivente,,,,,e lhe entendo, acho que todos em algum estagio da vida ja passou por este momento,,,e nos mulheres ainda temos o agravante , da menopausa,,,rsss, mas nada que uma isoflavona nao resolva...rs
...o que acompanho quando posso de seu blog, vou percebendo e lendo entre linhas, as aventuras de sua vida, e que VIDA,,,,,bem dura em alguns momentos,dias cinzentos, e em outros ,dias claros, coloridos.....
mas o que noto, e' uma força e uma garra de viver estraordinaria.
Perder uma companheira de 20 anos, que tristeza amiga,,,,mas que sorte a sua,,,de passar por td isso , e nao perder a doçura e a crença no AMOR,,,,e a prova esta acima , na sua declaraçao para TEMPLOS....rs
.....tens aqui uma admiradora...
um beijo terno para este casal maduro.....
ahhhh parabens pela vestibular do filhote......uns dias , SUSTO, em outros, ORGULHO....que bom que a vida nos apresenta sempre surpresas,,,,superadoras....rs
mineira

Andarilha das Estrelas disse...

Ola Mineira querida,
Sempre é bem vinda por estas bandas.
Hummmm gostaria de lhe falar da menopausa, sabe, ela chega sim, mas não interfere em nada na libido. Eu sou uma prova viva disto hehehehehehehehe!
Obrigada por suas palavras sempre gentis.
Minha amada é do Tempus sim, não do Templo. Rs rs rs rs
Bjus querida

Anônimo disse...

ops....perdao.....rss
e' que quando aqui venho, ja e' de madrugada, e ja estou com os sonhos na beira dos olhos....rsss
para nao disser: babando...rss
entao releve estas falhas....rsss
digo entao: sua Duca....melhor assim, nao e' mesmo...rsss
e quem passou no vestibular foi sua filha, e nao filho, outro erro...rs
mas o que conta ainda e' a admiraçao,,,,
ahhh tenho notado que o blog da Duca de uns tempos para ca' tem ficado mais romantico e serio....pq sera'......rssss
brincadeira, acompanho o blog das duas algum tempo,,,,descobri nas minhas andanças noturnas,,,,e sonolentas....rs
bjs ternos!
mineira

Anônimo disse...

ahhh bjs para Duca tb,....rss
ja que no blog dela nao posso fazer comentario....pq nao tenho blog....
ate mais meninas....
mineira...

Duca disse...

Meu amor, peço-te desculpa por me aproveitar do teu espaço para dirigir umas palavras à Mineira
Foi preciso ter mencionado que não podia postar no meu blog, porque se apresenta como anónima, para eu verificar que, de facto, o meu blog estava fechado a anónimos. Quando fiz algumas alterações nas configurações do mesmo, devo ter clicado inadvertidamente onde não devia. É o que dá ter o pensamento pleno de uma brasileira que mora na cidade maravilhosa. ;)
Só para lhe dizer que agora já pode comentar quando e se o desejar.
E sim, o Tempus anda mais romântico porque a sua administradora está de quatro pela maravilhosa carioca que é owner deste blog.
Agradeço os bjs que retribuo.

Marcia Paula disse...

Querida,

Muito boa sua reflexão,corajosa e instigante.Como só a conheci há pouco,na sua fase libidinosa,nem imaginava que você já passou poucas e boas.Parabéns pelo levanta,sacode a poeira e dá a volta por cima.Beijos.

Andarilha das Estrelas disse...

Mineira, uai mineira, cê fique a vontade viu?
Não importa os olhos beirando os sonhos ou se babandp. Importa que venha e deixe seu recado.
Prumodi nóis se conhecê mió.
Ahhhhhh amo mineirês!hehehehehe.
E adoro nosso Guimarães Rosa que vem com aquele linguajar delicioso a beirar e mergulhar nos sentidos dos sons e sentimentos.
Valeu mineira!
Beijim!

Andarilha das Estrelas disse...

AMor, Duca querida
Este blog é nosso, assim nem precisas pedir licença.
Manda ver sempre que quiseres.
Beijos saudosos

Andarilha das Estrelas disse...

Mas ô projetista de naves, é o que dá a gente ser descarada!
Agora sou libidinosa.Valha-me!
Amiga faz favor de projetar minha próxima nave tá?
Vê se agora faz uma movida a progesterona, dizem que é uma energia pra lá de forte.
Assim posso alcançar aquela dobra espacial que já lhe falei!

Marcia Paula disse...

Duvido muito que você necessite de tal progesterona para alcançar as dobras...rsrsrsrs\o/beijos.

Andarilha das Estrelas disse...

MArcia
Isso lá tem uma pontinha de verdade huahuahuahuahuahuagua
Beijos carinhosos