terça-feira, 9 de setembro de 2008

Andarilhando por este Portugal

(clique na imagem para ve-la ampliada) Tenho a impressão que peguei uma onda e surfei nela. Uma destas que nos impulsiona pelo tempo e empurra-nos, gentil mas firmemente. Pois, uma tal onda de amor por esta terra e pelo seu povo me apanhou. Acho que os amantes e as amantes deste Portugal lançaram esta onda de amor e dedicação. Assim, quando dei por mim eu, andarilha, estava jorrando amor. Uau! Por isto construíram e ofereceram tantas belezas, por amor ao povo e ganharam mundo! Não me disponho a falar turisticamente, hummmm…acho um saco! Tampouco da história, putz e que história! Sequer tenho competência para falar de sua bela arte. Falo do que toca minha alma. Este Portugal que me fascina. Assim, vou tecendo, andarilhando por aí…falando da palavra que quando proferida, pela autoria de tantas e tantos escritores portugueses, sai poesia. Das artes plásticas que refletem o mundo em azulejos. Da arquitetura que arrebata os sentidos. Da história construída com valentia, aventuras, poder, escrita com bravura e perdas mas sempre em busca da autonomia, da soberania. E olha que eles botaram muita gente pra correr daqui, todos que quiseram tomar-lhe as terras e a soberana forma de estar. Pegaram pelos cornos e os lançaram fora! Hehehehe, gosto disto! Que nem eles fazem nas touradas, peitam os touros abertamente. Da música, fado vadio que ainda presenciarei, mas que já ouvi e fui…levada pelo cantar compassado que devassa os sentidos. Dos monumentos que selam a vida passada com graciosidade e força. Bom, tem uma coisa aqui, a história sempre é contada de forma a nos colocar na linha do tempo com o terremoto de 1755. Este que destruiu Lisboa. E aí surge a figura do Marquês de Pombal, aquele da derrama, que incitou com esta a Inconfidência Mineira. Aliás ele fez um rebuceteio no Brasil e se nossa língua é o português foi por causa dele também Uai! Que proibiu a mistureba do português com os idiomas dos índios, um tal de “nheengatu” e mais, transferiu a capital de Salvador para o Rio de Janeiro, economicamente mais ativo! Tá tudo bem, mas este gajo reconstruiu Lisboa! E mais, acho que ele foi o primeiro a ter noção que o estado é laico! Alem de expulsar os Jesuítas, ele tirou a educação das mãos da igreja! Uoops…tiro meu chapéu pro Marquês! O homem fez uma reforma daquelas, tanto politica, como econômica, como religiosa. E…mudou as feições de Lisboa, era um visionário, um iluminista…e um absolutista. Ele fortalece com suas ações o poder do rei. Bom, mais andarilhando…fui a Sintra! Não, fala sério! Pisar num sítio (acho graciosa a forma como eles chamam de sítio, o que para nós é lugar.) que tem fósseis do século X AC é uma viagem! Tudo bem que existam outros lugares que antecedem este momento da nossa história humana, mas eu fiquei arrepiadinha! Pô, e depois o que é aquilo, o tal Castelo dos Mouros? Caramba! Só de ver de longe, bem de longe meu coração gritava: “Quero ir lá…quero ir lá!” E na medida que ia subindo, e subindo, caraça a gente sobe muito, aqueles mouros eram pirados! Conseguiram construir uma fortaleza nos píncaros! E a cada torre que eu chegava, só de ver as bandeiras tremulando meu coração tremia na mesma sintonia do vento. E lá estavam as bandeiras de cada momento histórico. Gente, uma bandeira é carregada de símbolo e a gente que nem sabe fica tomada por eles, bom pelo menos eu fiquei! A de Dom Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal tremulando na mais alta torre daquele castelo é…ui…uma coisa de louco! Eu senti em minhas entranhas um orgulho danado! E fico me perguntando porquê? Sei não, mas este rei era danado de imponente! E conquistou uma nação. Pois desta,a parte que dá prá ver de lá é de tirar o fôlego. Acho que é tão alto e a gente vê tanta terra e tanto mar que sinto como estivesse vendo Portugal inteirinho dali, daquela torre, sob a bandeira linda com um azul cortando de norte a sul, de leste a oeste o branco iluminado. Se vê Lisboa, o mar imenso, se vê um pedação daqueles! E dali, do alto, naquela parte da história fiquei hipnotizada pelos sentimentos que explodiam em meu coração. Senti ternuras pelos pescadores, pelas cozinheiras, pelas camponesas por seus pés largos e doridos e por suas mãos nodosas. Me nutro delas e deles. Senti um desejo intenso de fazer parte deste povo português, desta nação bela e orgulhosa de si, senti mesmo, um amor luso-brasileiro por todo este país. Senti tamanha gratidão e uma vontade enorme de colocá-los no colo de minha alma.

9 comentários:

Anônimo disse...

......colo de minha alma.....
como me identifico com sua escrita,
vc e' muito sensivel mesmo querida,,,
estou a viajar com vc,
obrigada pela generosidade,que nos oferece a cada post teu,
pq acredite,
nos viajamos com vc, em cada detalhe descrito com tanta emoçao,,,,
que maravilha estar conhecendo estas terras atraves de teus olhos,,,,,
e principalmente atraves de teu coraçao!
beijos querida amiga virtual...
que ja' assim lhe tenho....
beijos na Duca tb,,,que imagino estar muito feliz com vc tao ao alcance dela,,,e pode lhe dar presentes como este castelo....

beijos meninas ,naçao do mundo!

inte'!
mineira

Anônimo disse...

..... ahhhhh posso pedir fotos.....ahhhh que pretensao a minha,,,rssssssssss
mas quero muitas fotos.....rssssssssssss
eu de novo...rs
bjsssssssssssssssssss muitos.....
mineira

Anônimo disse...

"Que a estrada se abra à tua frente.
Que o vento sopre levemente nas tuas costas.
Que o sol brilhe morno e suave na tua face.
Que a chuva caia de mansinho nos teus campos.
E até que nos encontremos de novo...
que Deus te guarde na palma de Suas mãos..."

(prece irlandesa)

...mesmo sendo um reencontro virtual,,,,nao desmerecemos a emoçao!
mineira......rs de novo....

Andarilha das Estrelas disse...

Mineira
Sensível é tua alma que recebe com tanto ardor.
Agradeço sensibilizada tuas palavras.
Sim, estarei colocando fotos mais tarde.
Tudo que se abre a meus olhos nesta parte do mundo tem sido deslumbre e amor.
Beijos querida mineirinha

Espaço Arte Música e Consciência disse...

Não sei como cheguei aqui...caminhando eu sei...Portugual, fados e as palavras, perfeito, embarquei nessa viagem de bisbilhotar .... quero mais traduções desses olhares...beijos, boa sorte sempre!!

Marcia Paula disse...

ohhhhhh,então o nheengatu foi proibido e agora,como eu falo mais alto lá em casa?Beijos.

Andarilha das Estrelas disse...

Lan
Bem vinda sempre!
FIco satisfeita em poder compartilhar, com as navegantes deste mar chamado internet, meu andarilhar!
Volte sempre!

Andarilha das Estrelas disse...

Querida projetista de minhas naves, nós sempre transgredimos, portanto, creio que vc pode continuar a nhengatuar por aí! Como diz minha amada:
"Cada um é como cada "quarl" e ninguém é como evidentemente!"
hehehehehehe...adoro esta frase!

Marcia Paula disse...

Ôba,agora sim,dá licença que eu vou ajudar minha gata acapturar uma osga lá na cozinha.Beijos,querida.