quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Silêncio, que se vai cantar o fado!

Silêncio, que se vai cantar o fado! Os garçons ausentam-se, fecham o ambiente. As luzes esmaecem, em respeito. Velas tremem anunciando, tímidas, o vibrar das cordas. Penumbra. Todos pousam delicadamente seus talheres. Olhos encerram atenção, envolvimento! Tudo silencia! O instante é de espera, acolhida, solenidade suprema! Então, a guitarra portuguesa envolve tudo com sons que anunciam e antecipam: Portugal vai rasgar sua alma! A cantadeira abre, com o fado chorado em voz quente e dorida, um proibido lugar e nele penetra. Meu coração está tomado pela castiça voz, pelo tom, pelo som, pelo poema. Andarilha impune que não sou à provocante dor que o canto me envolve. ...choro! O fado está sendo cantado! Compartilho neste vídeo a voz de Ana Moura, cantando o grande poeta Fernando Pessoa e os passos desta andarilha saudosa das mulheres, da terra e do povo Português. Esta nação generosa que arrebatou-me por inteira! Gratidão Portugal, aí fui imensamente feliz!

14 comentários:

Anônimo disse...

OI amiga querida,
ja' esta' de volta a terrinha nostra...rs
me conte tudim,,,,hummmm imagino o coraçaozinho........saudoso com certeza....
mas....
beijos acalentadores de boa vinda!
mineira

Marcia Paula disse...

De quem eu gosto nem às paredes confesso...beijos.

Duca disse...

Meu amor, que lindas palavras e que lindo vídeo fizeste, de forma tão amorosa e carinhosa, com as belíssimas fotos que tiraste nas terras lusas por onde andámos. E que fado tão bem escolhido na voz única de Ana Moura.
Chorei ao rever as fotos deste vídeo porque têm o teu olhar, o teu cunho e "cheiram" a ti. Apanhaste tão bem a alma lusa, minha querida. Que sensibilidade!
Portugal é que tem uma enorme gratidão por ter a oportunidade de acolher a alegria, o amor e a cultura das gentes do Brasil.
Quem, em Portugal, teve a ventura de te contactar, não pôde deixar de te querer.
Contigo, sou imensamente feliz, seja onde for.
Beijo-te saudosa

Cosmopolita disse...

Minha querida Andarilha:

Faço minhas as palavras da Duca. Que belíssimas fotografias no contexto da lindíssima voz da Ana Moura! Que enorme sensibilidade a tua!

Deixaste muitas saudades, espero que tudo se conjugue para que possas voltar em breve para nós.

Um abraço apertado e saudoso

Andarilha das Estrelas disse...

Mineirinha
Sinto muitas saudades de minha mulher, de seu povo e da beleza daquele Portugal.
Obrigada pela acolhida, beijos

Andarilha das Estrelas disse...

Ola querida projetista, pois eu confesso.
Sou perfeitamente apaixonada por minha linda portuguesa.
Ela é a descoberta que fiz ao entrar no blog Tempus Blogandi.

Andarilha das Estrelas disse...

Amor.
Emocionas-me, sempre. Tua especial alma e sensibilidade, esta sim me coloca pura emoção,pura alegria, felicidade.Quem agradece sou eu, por me concederes tamanha ventura!
Est post , tu sabes é em tua homenagem. Em homenagem a tua alma africanamente portuguesa.Homenagem a tua delizadeza, a teu elegante coração, a tua casa que agora é nossa.A tua família,que são tuas amigas,a teu mano, a todas e todos que compartilhaste comigo tão generosamente.A beleza de Portugal e o Fado exuberante se reúnem e se expressam através de ti.

Andarilha das Estrelas disse...

Cosmopolita
Ah! Amiga, trago em meu peito uma saudade tão grande, tão chorosa quanto o fado.Certamente, que saudade de meu amor também, mas de voces todas, de cada uma que me abrigou que me abraçou com o coração, com o sorriso! E você querida amiga, puxa!Gostaria imenso que meu povo recebesse você e sua família com o mesmo ardor com que eu fui recebida por você.
Beijos minha amiga!

Cosmopolita disse...

Querida Andarilha, não resisto a deixar-te aqui, dedicado a ti e à Duca, um fado daquela que foi para mim a única cantora que igualou Amália Rodrigues a cantar o fado, Dulce Pontes. Chama-se "Canção do Mar" e lembra-me, não sei porquê, Camões e Pessoa, bem como este desgraçado povo português de navegadores e emigrantes:

"As armas e os Barões assinalados
Que da Ocidental praia Lusitana
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;"

"Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!"

Podes ver o video cantado por ela aqui

http://www.youtube.com/watch?v=MSIGWEcR5Dc

Andarilha das Estrelas disse...

Amiga Cosmopolita, de alma indignada e aguerrida aos hipócritas e à ardilosa tirania. Sempre tão íntegra, tua verticalidade é tua marca!Minha amada me apresentou, com gentil generosidade, as diversas vozes das mulheres portuguesas. Dentre elas a fabulosa Dulce Pontes. E este lindo fado, que eu, ousadamente utilizei em um clipe, que fiz antes de ir para este teu Portugal!
Ai que vídeo lindo presenteaste a mim e à minha amada Duca.Que belo fado este!Que voz maravilhosa!
Senti, como você, o povo português , senti-o em minha alma latina! Os anseios, as perdas, as mãos, os pés, o coração dorido mas sempre altaneiro, sempre orgulhoso e pronto!Senti as conquistas em cada rua que passava, sentia-as no ar! E, como cheira gostosamente esta Lisboa que tanto amo!
Agradeço muito sensibilizada este belo pedaço de Portugal que teu abraço terno e amoroso me ofertou.
beijos amiga que quase choro de emoção!

Anônimo disse...

....Andarilha e Duca, vcs me emocionam com este amor maduro!
beijos nos coraçoes dessas mulheres fortes e valentes,,,,mas extremamente gentis....
Mulheres do bem,,,,
se um dia quiserem visitar a minha GERAIS....terei muito prazer em recebe-las ....
por intuiçao !
mineira

Andarilha das Estrelas disse...

Mineira, agradeço em nome também de minha amada que chegará no final do ano.
Se houver oportunidade, claro que nos contataremos para ir a esta Gerais cheia de minas e riquezas como a que vc nos apresenta através de seus comentários amororsos.
Beijos querida mineirinha

Mari disse...

Hedi querida,
Não podeia ver seu vídeo às pressas. Não era assim que queria fazer. Pois, hoje, com calma, feriado feito por mim, na marra, estou aqui com lágrimas nos olhos.
Que berço é esse que nós temos amiga?? Por que tão "tupiniquins" não honramos nossa Portugal como eles honram o Brasil deles? Donde vem a criminosa ignorância de que Portugal só nos ferrou? Conceitos bobos que permeiam o senso comum. Nem preciso mais falar de ti e da querida Dulce tbem. Do amor, da emoção e da torcida por vcs!
Nossa, que os nossos ancestrais portugueses nos perdoem por nosso descuido e ingratidão com parte do que somos. Um povo sem história não é nação. Acho que é isso que falta ao Brasil!
O vídeo deveria entrar para concursos!! Vc já é profissional!!
bjos mil!!
Mari

Andarilha das Estrelas disse...

QUeer, querida,
Somos ignorantes de nossos antepassados, de nossa história correta. Portugal é história de muitos e muitas nações. Porem é o que há de nobreza, de luta e de povo aguerrido.
A parte isto, sou apaixonada por uma portuguesa, que em si mesma porta toda a cultura, a elegância e a beleza deste Portugal maravilhoso.
Somos uma nação constituída por pessoas que se americanizaram, como seria bom se nos voltassemos às nossas origens lusitanas, índias,Italianas, Asiáticas e todas as nações que de uma forma ou de outra constituem a base do nosso Brasil.
Gratidão amiga, mas não sou tão boa assim para participar de um concursod e clipes. APenas coloco meu coração neste, pois a inspiração é a minha musa Duca.