quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Meu Rio de Janeiro

Falar que o Rio de Janeiro é a cidade maravilhosa, é redundância. Bem, eu tenho uma coisinha pra dizer antes de iniciar minha declaração de amor por minha cidade. Sabe,essas coisas que as pessoas escutam por aí, que o Rio é uma violência só, que a pessoa sai na rua e ...pimba é assaltado? Você já parou pra pensar que se trata de uma estratégia marketeira para inibir o grande fluxo de turistas no Rio? Pois é, trata-se disso sim. Temos uma industria turística no Rio que é uma das maiores do mundo, e mais a cidade por si só convida! E o povo? o carioca? Bom, esse então, fala sério, caneco! É cortês, é alegre, simpático, acolhe, abraça, beija. Tá certo, não vamos tapar o sol com a peneira, nem vale a pena, senão a gente não vê aquela belezura toda né? Certo, certo, o Rio tem lá sua violência sim, ué, como toda metrópole! Mas nada que se compare a imagem de, praticamente, guerra civil que espalham por aí. Sabe, a cidade Rio de Janeiro é, encantadoramente,bela. Uma linda mulher que escorrega pelo nosso corpo com tamanha sensualidade que nos tira o fôlego. A começar pelas montanhas, uau! As Florestas lindas e quando lá você se encontra, por umas nesguinhas das folhas vê pedacinhos de mar. Como se fosse uma visão! As praias, essas, eu preciso falar? Sim preciso! Putz! E lá vou eu, descendo do calçadão para a areia, já quente, quase escaldando os pés, levemente, calçados com minhas Havaianas. E ui! Vai queimar os pezinhos. Mas sabe o que acontece? O pessoal dos quiosques molha a areia, do calçadão até seus quiosques, espertos né? Pois a gente vai por esse caminhozinho refrescante, molhadinho, em direção a que? Ao quiosque que teve a idéia original de refrescar a areia com água, e ali, você já aluga a cadeira e barraca...ahhh e também já fala: Manda uma bumbum de foca! Então se refestela na cadeira, com aquele solzão lambendo o corpo, sua vista se perde no Atlântico e que azul heim????????? Caramba! É bom demais! Esta é uma cidade que se construiu com alegria, bom humor, cadência e beleza! É porque o que o carioca fez foi ir botando aqui e ali, tirando daqui e empurrando pra ali. E depois, vieram uns doidos e resolveram fazer na mais bela pedra uma maneira de se chegar nela e achar que está no paraíso, tamanha beleza: Fizeram o bondinho do Pão de Açúcar. E outro tão doido quanto, resolveu botar uma baita escultura na outra pedra mais alta e lá colocou um Cristo de braços abertos, num lugar que de onde você estiver na cidade você o vê. Salvo quando os prédios atrapalham rs rs rs rs! Então, a cidade se construiu assim, em beleza, e o carioca também se construiu a si mesmo, com graça, com sorriso largo, com as mãos que já nascem fazendo duas coisas: Batucando e estendida, para dar as boas vindas. Agora, falar das cariocas...licença...fica combinado assim: Todas as mulheres são belas, de todos os cantos do mundo, certo! Mas as cariocas...ui! Elas não andam, deslizam numa molência que enlouquece! E nem importa o que vestem qualquer paninho que jogam no corpo já é um espetáculo! A cor, bem essa também é de tirar o fôlego, morenas, negras, mulatas! Ta tudo bem, dou um lugarzinho para as louras! Somos mesmo uma mistura e tanto! A carioca é atemporal, ela não tem idade, seja qual for, é sempre um deslumbre de mulher. Tampouco importa a aparência física, se está gordinha, magrinha, nada disso importa. Sabe o que é? É a alma! Uma alma alegre, jovial, está sempre de bom humor, e quando por algum motivo o humor lhe foge, logo, logo a alegria do coletivo carioca contagia. Seja num ritmo aqui e ali, seja em alguém que passa e diz uma graça qualquer, acho difícil uma carioca ficar de mau humor por mais de 24hs. O sorriso sempre chega uma hora ou outra. Sempre! Pois foi assim que a cidade se construiu e as cariocas também. Quando Estácio de Sá, um português, ai meu Deusinho esses portugueses e seus descendentes!Ui! Pois o Estácio de Sá, fundou nossa cidade. Onde? Ali, naquela beleza chamada Morro Cara de Cão, aos pés do Pão de Açúcar! Só mesmo uma cidade maravilhosa pra nascer num lugar tão especial e belo! Bom, ele chegou por aqui sabe, pra botar os franceses pra correr. Ainda bem, deusmelivre se a gente fosse colonizada pelos franceses, não, não tenho nada contra os franceses. Me desculpem, opa lá, pá! É que os portugueses e as portuguesas...ui...são muito mais interessantes! Eu sou, mesmo, mais um: Ôpa lá pá, do que um pardon moi!Se é que me entendem! Pelo menos foi uma boa mistureba: Português, africano, brasileiro (índios), pois então isso é o carioca ué! É o nosso povo, esse sangue quente, desembestado, aberto. E...alegre, que já sai de manhãzinha pro trabalho meio que como saindo numa escola de samba, tudo cadenciado. Agora, eu peguei lá no site Alma Carioca, cujo ownner é um amante deste Rio, que nem eu, umas fotos do Rio antigo, desde seu inicinho, coloquei um chorinho, um ritmo que tem a cadência do africano lindo, e fiz este vídeo, que é minha forma de dizer: Rio, eu amo você! Cariocas, puxa, é uma alegria ser da gema! Site Alma carioca:http://www.almacarioca.com.br/

10 comentários:

Marcia Paula disse...

Houve uma enquete entre jornalistas do mundo todo e o Rio de Janeiro figura entre as cidades mais hospitaleiras do planeta.São Paulo também foi bem colocada na pesquisa e só para você ter uma idéia bem à frente de Paris.

Andarilha das Estrelas disse...

Ola minha projetista favorita,rs rs rs.
Minha querida, quanto a hospitalidade, acho que qualquer cidade do mundo fica à frente de Paris, sobretudo se você não souber falar francês! Hehehehehe.Caraca!
Beijos

Anônimo disse...

oi amiga, sabe, eu adoro o rio, tenho alguns amigos cariocas que me sao do coraçao.
sempre que ai' vou, tento conhecer um pouco mais desta cidade maravilhosa, aqueles passeios incomuns aos turistas, que alias, nao faz meu gosto, o lugar comum.....rs
adoro os bairros boemios do rio, as livrarias antigas, os sebos, as feiras livres, padarias e os cafes e barbearias de bairro, onde podemos observar os tipicos cariocas da gema, e ouvir suas historias, que alias e' um vicio meu,,,,ouvir historias, rssss
e fotografar tudo, com uma visao mais intimista de uma mineira, que ama seu pais, e que adora as diferenças e aventuras....e o marzao,,,,,nem se fala ne'...rsss
trem bao dimais ....
ahhh nao sei se lhe contei que sou fotografa, entao o meu deleite e' o olhar!
e o rio e' muito prazeroso para o OLHARES ALHEIOS! rss
pena que meu tempo seja curto para viagens,mas um dia me aposento e ai,,,,e' so' passeios e muitas fotos,,,,so' para meu lazer....se bem que meu trabalho me da' muito prazer, pq curto muito a minha profissao.
um dia se vc se interessar lhe envio umas fotos que fiz ai em 2005, meu rio antigo.
bem, deixa eu ir trabalhar,,,rs
beijos para esta carioca da gema, e para Duca tb.
e um otimo fim de semana pra todos oces....rs
inte'!
mineira

Anônimo disse...

Como cantava o outro, "meu Rio de Janeiro continua lindo..."

Siga a dança!

Beijo

Duca disse...

Meu amor,

Adorei o texto, a selecção e sequência de fotos e a música escolhida. Tá bão dimais!
Beijo

Duca disse...

Márcia,

Tal como diz a minha Andarilha os franceses jamais serão acolhedores. Gente mais chauvinista que aquela não encontrei. E olha que sei do que falo; minha avó materna era francesa, mais propriamente, parisiense da gema e apesar de ter vindo para Lisboa bem jovem depois de casada com o meu avô e de ao fim de uns anos entender perfeitamente o português, jamais o falou e achava que os outros é que tinham a obrigação de a entender. Feitiozinho do caneco! Voilá!

Beijo

As vossas vizinhas disse...

mocitas andamos paraditas!!!
Muuuuuuuiiiiitos parabéns!!!! ;O)

Andarilha das Estrelas disse...

Mineirinha,
Adoraria ver suas fotos.MAnda pro e-mail do blog.
E quando você vier ao Rio, avisa para que possamos nos conhecer pessoalmente.
Beijinhos.

Andarilha das Estrelas disse...

Observador,
Pois então, vambora nessa!
Tô seguindo essa dança tem tempão!

Andarilha das Estrelas disse...

Vizinhas.
Estava mesmo sumidinha.
Gratidão pelos votos.