terça-feira, 17 de novembro de 2009

O que é verdade para você?

A verdade e seus significados.

Hoje parei para aprofundar esta questão em mim mesma.

Afinal o que é verdade?

Após escarafunchar meu interior e meus alfarrábios internos resolvi ir ao externo e buscar qual o significado da verdade para as pessoas.

Interessante o resultado.

Eis aí uma palavra com muitos, mas muitos signifcados.

E esta palavra possui um carisma e um sentido que transcende a ela mesma, e vela o sentido mais profundo.

Incrível!

A famosa frase: “Conheça a verdade e ela vos libertará”.

Já viu que sentido amplo, antagônico e relativo?

E que deixa no ar o significado da verdade?

Até mesmo no dicionário e na Wikipédia a verdade continua oculta, veja só:

“Verdade significa o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Esta qualificação implica o imaginário, a realidade e a ficcção, questões centrais tanto em antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão. O que é a verdade afinal?

Para Nietzche a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira. Daí seu texto "como filosofar com o martelo"

Então, resolvi desvelar em conjunto o que é a verdade?

Este post torna-se interativo na medida que o sistema técnico deste espaço permite. Ou seja, através de comentários que, com sua autorização, colocarei no corpo do próprio post.Portanto se você resolver participar, por favor, coloque no corpo do comentário sua autorização, para que eu o insira no corpo do post, com seu nick.

Assim pergunto a você:

O que é a Verdade?

Ilustração:Relativity - Escher

Duca disse...

Puxa amor, essa ilustração de Escher está em perfeita sintonia com o tema do post. E o tema do post é muito complexo. Fui ao dicionário de língua portuguesa da Porto Editora, um dicionário muito credível que define verdade como sendo a “conformidade entre o pensamento ou a sua expressão e o objecto do pensamento; qualidade do que é verdadeiro (que por sua vez significa conforme à verdade; que fala verdade; exacto; autêntico; certo; genuíno; verídico; seguro; sincero; leal; que não é fingido; real; etc …); realidade; exactidão; certeza; rigor; precisão; representação fiel; coisa certa e verdadeira; boa-fé; sinceridade;” Ora, a palavra verdade surge sempre definida como algo de muito mutável, pois aquilo que ontem foi exacto, real, correcto, autêntico, seguro, genuíno, enfim, verdade, hoje pode não ser e também pode não ser amanhã. Assim, aquele(a) que busca a verdade não deve procurá-la em dicionários nem nos modelos de actuação e comportamento da sociedade em que vive ou vai vivendo já que esta sofre constantes mutações. Deve, sim, buscar a definição pura e indelével da palavra verdade. Mas, essa definição existe ou é mais um jogo de palavras que ocultam o verdadeiro significado da palavra verdade? De todas as palavras que pretendem ser definições de verdadeiro a palavra autêntico parece-me a mais apropriada. No entanto, autenticidade não surge como definição de verdade, pelo menos, no dicionário que consultei e pode ser por mero acaso ou não. E porque defendo que autenticidade se aproxima mais do que julgo ser a definição pura de verdade? Porque quando olho para dentro de mim e me liberto do jugo dos paradigmas sociais, vejo a autenticidade do meu eu, de quem eu sou, do sou o que sou e que me permite discernir a verdade com a sabedoria da divindade que me habita. Assim, Verdade é para mim quem eu sou, de onde eu venho, o que faço aqui nesta dimensão e para onde quero ir. Autorização concedida! :)

18 de Novembro de 2009 11:11

7 comentários:

Anônimo disse...

A minha verdade?
A sua verdade?
A nossa verdade?
Nossa que pergunta difícil de responder.....
bem, vou pensar mais um cadiquinho e depois volto pra responder tá....rs
beijinhos nas duas queridas.
inté....
mineira

Anônimo disse...

Ahhhh vendo a ilustração de Escher, lembreí logo do lívro: O HOMEM E SEUS SÍMBOLOS....de JUNG... pq será????
Acho que fragmentos de mémoria,,,rs
bjssssss
eu de novo rs

Duca disse...

Puxa amor, essa ilustração de Escher está em perfeita sintonia com o tema do post. E o tema do post é muito complexo.

Fui ao dicionário de língua portuguesa da Porto Editora, um dicionário muito credível que define verdade como sendo a “conformidade entre o pensamento ou a sua expressão e o objecto do pensamento; qualidade do que é verdadeiro (que por sua vez significa conforme à verdade; que fala verdade; exacto; autêntico; certo; genuíno; verídico; seguro; sincero; leal; que não é fingido; real; etc …); realidade; exactidão; certeza; rigor; precisão; representação fiel; coisa certa e verdadeira; boa-fé; sinceridade;”

Ora, a palavra verdade surge sempre definida como algo de muito mutável, pois aquilo que ontem foi exacto, real, correcto, autêntico, seguro, genuíno, enfim, verdade, hoje pode não ser e também pode não ser amanhã.

Assim, aquele(a) que busca a verdade não deve procurá-la em dicionários nem nos modelos de actuação e comportamento da sociedade em que vive ou vai vivendo já que esta sofre constantes mutações.

Deve, sim, buscar a definição pura e indelével da palavra verdade. Mas, essa definição existe ou é mais um jogo de palavras que ocultam o verdadeiro significado da palavra verdade?

De todas as palavras que pretendem ser definições de verdadeiro a palavra autêntico parece-me a mais apropriada. No entanto, autenticidade não surge como definição de verdade, pelo menos, no dicionário que consultei e pode ser por mero acaso ou não.

E porque defendo que autenticidade se aproxima mais do que julgo ser a definição pura de verdade? Porque quando olho para dentro de mim e me liberto do jugo dos paradigmas sociais, vejo a autenticidade do meu eu, de quem eu sou, do sou o que sou e que me permite discernir a verdade com a sabedoria da divindade que me habita.

Assim, Verdade é para mim quem eu sou, de onde eu venho, o que faço aqui nesta dimensão e para onde quero ir.

Autorização concedida! :)

Andarilha das Estrelas disse...

Mineirinha
Vc me autoriza colocar este seu comentário no corpo do post?
Bjus

Anônimo disse...

Rs uai,,,,mas eu nem fíz meu comentário ainda,,,rs rs
Estou aquí pensando, pensando, pensando, refletinho, buscando minhas verdades....e pra te falar a VERDADE, eu aínda não consequí sintetizar.... acho que estou mais na fase de ouvír do que falar....
Vou pensar mais um cadiquinho e depois volto cá,,,,rs
mas vc é dona do pedaço tem toda autorização para fazer o que quer uaí.....rs
beijinhos nas duas queridas!
mineira

Anônimo disse...

Se acredita que ainda to pensando....rs rs
bjsssssssssssss
mineira

Pipinha disse...

Sobre a VERDADE nada há para explicar/escrever, ela vale por si, como um axioma, não precisa de ser demonstrada - A VERDADE é!...
Talvez aí resida a sua intangibilidade; num mundo onde o simulacro nos faz perder a noção de REAL, falar/escrever/pensar a VERDADE é quase um arrebatamento de espírito, um diletantismo da alma.