quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Evoé*! A folia chega à cidade




Amanhã começa o Carnaval!

O Rio de Janeiro tem a sua festa máxima:
O carnaval!
A folia!
Os blocos de Rua!
As escolas de Samba!
A alegria!

É certo que o carnaval rola pelo Brasil todo: Salvador, Recife, Olinda e outras cidades fervem!Ui! Mas convenhamos né, fala-se em carnaval, lembra-se de imediato do Rio de Janeiro.

O que poucos sabem é de onde veio nosso carnaval.
Conhece o “entrudo”? Pois nosso carnaval teve sua origem exatamente nele, no “entrudo” português?
Na idade média, antes da quaresma, os portugueses comemoravam o período chamado carnaval, com brincadeiras diversas, dependendo da região. Em algumas, enormes bonecos, faziam parte dos folguedos e eram conhecidos como "entrudos". Em outras, as pessoas se divertiam jogando uma nas outras, água, ovos e farinha. Ao acontecer num período anterior à quaresma, tinha, para os portugueses um significado ligado à liberdade.
E num é que pegou por aqui?
Lá pelo século XVI de acordo aos documentos e fotografias, o “entrudo” batia forte nos corações e no físico do povo.
Essa liberdade, essas brincadeiras tomaram fôlego e se transformaram, deliciosamente, no carnaval que hoje conhecemos como carnaval de rua, e sua melhor representatividade são os blocos de rua.
Aliás, devo aqui confessar, que eu sou uma apaixonada pelos blocos. A irreverência carioca se mostra criativa e tem de tudo um pouco.Crianças, adultos, manes, chatos, bêbados, dona de casa, socialités ( meu amor deve estar adorando esta palavra que aportuguesei), solitários, grupos, amantes,mas sobretudo tem alegria, tem música, tem esbaldação, tudo muito democrático. Então ai vai alguns nomes de blocos de rua. Eu adoro os nomes, são deliciosos:
  • Boca Maldita
  • Spanta neném
  • Desliga da justiça
  • É pequeno mas balança
  • Meu Bem Volto Já
  • Simpatia é Quase Amor
  • Banda de Ipanema
  • Que Merda é Essa?
  • Só Caminha
  • Concentra mas Não Sai
  • Imprensa que eu Gamo
  • Suvaco do Cristo
  • Bagunça Meu Coreto
  • Banda Bandida
  • Xupa Mas não Baba
  • Se Não Quiser me dar, me Empresta
  • Vem Ni Mim Que Sou Facinha
  • Não Mexe que Fede
  • Boitatá


Esses são apenas alguns, mas são milhares.
Adoráveis!
Irreverentes!
Alegres!
Loucos!

E o seguinte, eu adoro blocos, me divirto, sambo, canto, tudo com uma bumbum de foca na mão e na boca, de preferência a gostosa Original! Estejam certas que é a melhor cerveja do mundo!

Ai, meu amor, que bom foi no ano passado que você estava a conhecer estas fuzarcas de rua a meu lado!


* Este é o grito que abre o Carnaval no Rio de Janeiro. Brado de evocação a Baco nas orgias. Expressa entusiasmo, exaltação, intensa alegria.

2 comentários:

Duca disse...

Puxa, como eu queria estar aí, mesmo com os 50º que se fazem sentir.

Amor, aconselho-te a "cair na gandaia".

Que saudades!

Beijo

Anônimo disse...

Parabéns pelo niver!Muitas felicidades e realizações na sua vida.Um abração de ursa.