terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Salve Mãe Iemanjá!


 Rainha dos Mares, eu vos saúdo em reverência.

Conta a lenda que pescadores encontravam-se em alto mar durante dias e noites, sem nenhum sucesso para a pesca.
Saudaram pois Iemanjá e pediram sua interferência.
No mar, ao redor destes pescadores, houve abundância de pesca!

Mãe de todos os mares, Mãe da família e da Abundância hoje é homenageada em  todo o Brasil.

"Yemonjá é o Orixá do Mar. Os orixás são deuses africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças. 
Yemonjá é a mãe de todos os filhos, mãe de todo mundo. É ela quem sustenta a humanidade e, por isso, os órgãos que a relacionam com a maternidade, ou seja, a sua vulva e seus seios chorosos, são sagrados.
Yemonjá é o espelho do mundo, que reflecte todas as diferenças, pois a mãe é sempre um espelho para o filho, um exemplo de conduta. Ela é a mãe que orienta, que mostra os caminhos, que educa, e sabe, sobre tudo, explorar as potencialidades que estão dentro de cada um, como fez com os guerreiros de Olofin, mostrando o quanto eram bons nos seus ofícios, mas dizendo, ao mesmo tempo, que a guerra maior é a que travamos contra nós mesmos.
Yemonjá foi violentada pelo seu próprio filho, Orugan. Dessa relação incestuosa nasceram diversos Orixás e dos seus seios rasgados jorraram todos os rios do mundo. Yemonjá acabou se desfazer nas suas próprias lágrimas e por se transformar num rio que correu em direcção ao oceano. Portanto, não é por acaso que as lágrimas e o mar tem o mesmo sabor.
Yemonjá é a mãe que não faz distinção dos seus filhos, sejam como forem, tenham ou não saído do seu ventre. Quando humildemente criou, com todo amor e carinho, aquele menino cheio de chagas, fez irromper um grande guerreiro. Yemonjá criou Omulu, o filho e senhor, o rei da terra, o próprio Sol.
Características dos filhos de Yemonjá
São imponentes, majestosos e belos, calmos, sensuais, fecundos, cheios de dignidade e dotados de irresistível fascínio (o canto da sereia). São voluntariosos, fortes, rigorosos, protectores, altivos e, algumas vezes, impetuosos e arrogantes; têm o sentido da hierarquia, fazem-se respeitar e são justos mas formais."

O texto acimao foi retirado de diversas fontes de Candomblé na Net.

2 comentários:

Duca disse...

Salvé Iemanjá!
Rainha de todas as águas do mundo, seja dos rios, seja do mar. Mãe cujos filhos são peixes.
Como verdadeira filha de Iemanjá, minha amada, estás em perfeita harmonia com as caractrísticas dos filhos da grande deusa das águas e, consequentemente, da abundância.

A imagem que escolheste é lindíssima e mostra Iemanjá como ela de facto é: uma bonita negra!

Te amo

(P.S. vou ter mesmo de saber qual é o meu orixá)

Andarilha das Estrelas disse...

Amor,
Huuummm eu tenho um palpite sobre os seus Orixás, mas sou apenas uma curiosa a respeito. Nada sei!
Pois hoje, como para tornar seu dia inesquecível, a água do Atlântico estava magnífica. Limpa, transparente, uma temperatura deliciosa. Claro que saudei Mamãe Iemanjá! E o fiz em nosso nome.
Aff a praia hoje estava particularmente incrível!