terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Odò Íya Salve Iemanjá Em seu dia!

Odò íyá – Sua benção Mãe Iemanjá.
Dia 2 de fevereiro é dia de Iemanjá!
Sou filha de Iemanjá, de acordo com a tradição do candomblé.
Além de Iemanjá, e ainda, de acordo com a Mãe de Santo que jogou búzios para mim, a exceção da regra, possuo mais dois santos de cabeça. Normalmente a maioria das pessoas possuem dois. Eu tenho tres, sabe-se lá porque! Talvez minha loucura...inata!
Em primeiro lugar sou filha de Oxumarê, o único Orixá andrógino.
Alem deste, sou  filha de  Xangô, o que fica aos pés de Oxalá e também filha de Iemanjá.
Iemanjá, conforme diz Jorge Amado, é, “rainha do mar, é também conhecida por dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta
Dia 2 de fevereiro ela é homenageada na Bahia. No Rio de Janeiro, sua grande festa, se dá na passagem de ano nas areias e águas de Copacabana.
De Iemanjá, conta-se que seus filhos e filhas são serenos, maternais, sinceros e ajudam a todos sem exceção. Gostam muito de ordem, hierarquia e disciplina. São ingênuos e calmos até demais, mas quando se enfurecem são como as ondas do mar, que batem sem saber onde vão parar. São vaidosos mais com os cabelos. Suas filhas sabem seduzir e encantar com a beleza e mistérios de uma sereia. Geralmente as filhas de Iemanjá têm dificuldade em ter filhos, pois já são mães de coração de todos.
A parte estas considerações, saúdo minha Mãe querida e com muitas saudades das águas de Copacabana, onde diversas vezes lhe pedi e peço sempre, licença para adentrar em seu reino.
Salve Iemanjá.

Um comentário:

Duca disse...

Amor,

Adorei a homenagem que fazes a Iemanjá. O vídeo é lindo e a música melhor ainda. Tens três santos de cabeça? Deve ser por isso que és uma pessoa tão especial e interessante.
Odò íyá – Sua benção Mãe Iemanjá. Salvé!