sábado, 11 de julho de 2009

Copacabana 117 anos

(Antes) (Depois) Bom, se considerarmos com o nome Copacabana, sim, de fato, são 117 anos desta que sempre foi a “Princesinha do Mar”. Mas, é preciso que se diga, esta praia sempre foi mesmo dos Tamoios. Os Tamoios eram os senhores de todo o estado do Rio de Janeiro. Era uma das tribos da grande nação Tupinambás Nação esta que dominava todo o litoral brasileiro. Foi esta nação que recebeu Pedro Álvares Cabral. E é desta nação, mais precisamente, dos Tamoios, que eu descendo. Pois Copacabana tem uma história, nem sempre bela, mas nós cariocas, somos um povo alegre e sem rancores. Portanto decidi não escrever esta parte. Sim pois isto é passado e passado está lá, nas profundezas do tempo. Os cariocas transformam sempre tudo em alegria, beleza e o faz entre sorrisos e simpatias. Copacabana é linda, alegre, gostosa de se viver e possui uma aura de beleza, de poesia, de cultura. Muitos não sabem, mas a Bossa Nova nasceu aqui, aliás, bem na rua em que moro. Num local chamado “Beco das Garrafas”. Este nome se deve ao seguinte: os intelectuais, músicos, boêmios, ali se reuniam e os moradores jogavam-lhe garrafas por causa do barulho que se estendia até a madrugada. Mas foi bem ali que lindas canções foram criadas e os grandes talentos da musica brasileira cantaram. . Copacabana hoje é uma cidade dentro de uma cidade. Conta com uma população em torno de 150 mil habitantes. Putz! A gente se dá conta desta densidade populacional nas tardes de verão ao sair à rua! Nestas areias gostosas eu caminho todos os dias, nesta água, oceanicamente azul, eu me banho, sob este céu eu aguardo o tempo em que farei isto de mãos dadas com minha amada. Eu, descendente Tamoia aguardo uma portuguesa que, como seu ascendente, ancorou em minhas plagas, colonizou meu coração e fez de mim sua eterna cativa!

2 comentários:

Duca disse...

Minha amada índia tamoia,

Copacabana sempre foi linda, mas últimamente tem sido bastante injustiçada relativamente a Ipanema, pois que a esta lhe dão qualidades que não tem como, por exemplo, ser a mãe da bossa-nova. Haja quem, como tu, conhece a história para repôr a justiça.

E, verdade seja dita, se eu colonizei o teu coração tu invadiste o meu e assentaste arraiais!

Amo-te.

Andarilha das Estrelas disse...

Amor, a confusão se dá por conta do famoso Garota de Ipanema, por Vinicius morar em Ipanema e frequentar junto com Jobim um bar em Ipanema. Mas a bossa nova nasceu no Beco das Garrafas em Copacabana.