sexta-feira, 24 de julho de 2009

Este blog está de luto!

Eu estou triste! O mundo, na verdade está mais pobre e mais triste! A Diva Duse Naccarati partiu! A Dama do teatro Brasileiro! Como Carlitos, que ela tanto amava, ela sacudiu o corpo, rodou a begalinha e foi caminhar em direção ao sol, a buscar o horizonte. Minha amiga. Minha primeira mulher. Meu primeiro amor. Aquela que me ensinou a amar desavergonhadamente, me ensinou a expressar o amor de maneira simples, sincera e sem reservas. Falar de Duse é falar de amor. Amor pelos amigos, a tal ponto que era anjo da guarda de muitos. Eu presenciei Duse fazendo coisas pelos amigos que me deixava estupefata, tamanha generosidade e amor naquela pequena mulher. Sim, uma pequena mulher, franzina mas que se agigantava nos palcos. Esbanjava talento, cultura, pura emoção. Na minha opinião, a maior atriz que já conheci! Eu adorava ve-la nos palcos! Ui! Chorava de emoção com tal talento!Mesmo nas comédias. Aliás este era outro dom desta musa: Ela nos fazia rir como ninguém. Eu passei sete anos de minha vida ao lado dela, e durante sete anos ria e ria…Esta era a grande marca de Duse, rir de si mesma e da vida! Foi ela a criadora de várias tendências e muitos termos que hoje se tornaram termos tão populares como “tiete”, “ Deu Elza”, “ a humanidade não presta”. Sempre a falar da humanidade às gargalhadas! Duse me ensinou a amar e também a rir da vida quando ela nos prega umas peças. Ela me dizia: “Guru não leve tão a sério assim, vamos rir, o riso lava nossa alma, mais que as lágrimas!” E eu treinava isso, rindo aos soluços, como faço, exatamente, neste momento, minha querida! Choro porque você se foi e sorrio pois sei que você vai infernizar o paraíso! Gargalho em saber que o outro lado do véu nunca mais será o mesmo, pois você o adentrou com a sua magnifica maneira de viver, sua forma anárquica de se relacionar com a seriedade! Adeus minha amiga ,adeus meu primeiro amor, adeus minha querida rainha, soberana dos palcos e da vida de muitos que tiveram a honra de partilhar suas vidas com você, tal qual eu! Tenho certeza que um dia nos re-encontraremos e daremos boas risadas como sempre. Até lá, receba minha gratidão pelo muito que me ensinou.

8 comentários:

Citadina disse...

Lamento sinceramente.
Um abraço sentido.

Andarilha das Estrelas disse...

querida Citadina, gratidão.
Creio,sem sombra de dúvidas,que a dramaturgia brasileira sentirá falta desta que foi a soberana nos palcos. E nós, que partilhamos um pouco de nossa vida com ela sentiremos imensa saudade. Eu, pessoalmente, penso que o mundo não será mais o mesmo sem ela.

Anônimo disse...

Querida:

Sinto muito. Sofri uma perda em dezembro também e sinto que só agora estou voltando a sorrir. Ainda bem que nos resta a certeza de um reencontro.Um grande abraço.

(Seu blog tem problemas no feed, não tenho recebido as atualizações.Uma boa dica é inscrever-se no feedburner.Resolveu comigo.Beijo)

Anônimo disse...

Como vcs estão? Venho sempre lhe visitar....estou por aquí ...
bjs para as duas .
mineira

vieira calado disse...

A vida é assim!...

Cumprimentos meus

Andarilha das Estrelas disse...

Cara Marcia Paula

De fato é doloroso quando temos um ser querido que se vai.Porem fica a certeza de um re encontro.
Bjus

Andarilha das Estrelas disse...

Mineira
Temos recebido seus e-mails e comentários , sempre gentis e graciosos.Obrigada

Andarilha das Estrelas disse...

Vieira Calado

Sim, entendo que a vida é!