Diz o dito popular que inveja mata. Dentro disso convido-lhes a refletir no seguinte:
Interessante por quê?
Ora se analisarmos o Índice de Paz Global, relativo ao ano de 2009, perceberemos que o Brasil está no 85° lugar. Sem dúvida vergonhoso! Mas olha só a manchete da BBC:
"Brasil é 90º em índice de paz global"
Só que eles se esqueceram de informar o ano: 2008
Alguem falou que o USA é o 97° relativo a este mesmo ano de 2008?
E alguém com um mínimo de bom senso e discernimento haverá de entender o motivo não é mesmo?
A mesma forma manipulativa de dados ocorre em relação ao Rio de Janeiro.
Em Junho deste ano, o Governo Brasileiro, que está sim, com ações de combate à violência no país, apresentou uma pesquisa sobre Índice de Homicídios na Adolescência.
O IHA(Índice de Homicídios na Adolescência.) revela a incidência da violência letal contra adolescentes no ano considerado(2006), mas também estima o número de homicídios que cabe esperar ao longo dos próximos sete anos (entre os 12 e os 18 anos) se as condições não mudarem.
Ambas estimativas são feitas sempre para uma corte de 1.000 adolescentes (na idade inicial), para preservar a comparabilidade, no tempo e no espaço, entre municípios de tamanho diferente.
E se vocês tiverem a curiosidade de ver a tabela, o município do Rio de Janeiro nem entra no ranking das 20 cidades mais violentas.
Com certeza que entra em outros dados comparativos efetuado ao longo da pesquisa.
Dados estes que levam em conta fatores que contribuem para o quadro de homicídios e violência entre jovens.
Mas as manchetes são sempre as mesmas, até em relação a esta pesquisa, numa clara demonstração da animosidade midiática com o Rio de Janeiro. Como no caso do jornal O Globo, que coloca a seguinte manchete:
"Violência: Índice de mortes do Rio é três vezes maior que a de São Paulo."
Esta perversão da mídia se deve a interesses financeiros e marketeiros sem dúvida.
Uma ação concreta para o enfrentamento das questões da violência em nosso país e
Entre as diversas formas de manipulação e de efeito bombástico nas manchetes, o Rio de Janeiro é comparado à Faixa de Gaza, porem, ninguém demonstra com dados concretos, a partir de uma pesquisa séria e em base estatísticas amplas, como a do IGP (Índice Global Peace)! Neste, Israel ocupa um dos mais baixos índices, um dos últimos. Esta pesquisa utiliza diversas bases científicas e os jornais usam seus índices financeiros pretendidos.
Sim, temos, enquanto cidade, inúmeros problemas, temos mesmo!
Porem, a campanha estruturada, com planejamento de ação e de timing da mídia nacional e internacional é manipulativa, vergonhosa, hipócrita e só serve para os interesses escusos financeiros. Não presta nenhum serviço concreto ao combate à violência em nossa cidade. E sequer oferece dados confiáveis ao público.
Alguém evidenciou porque o Rio de Janeiro foi escolhido como a cidade sede da Copa do Mundo em 2014?
Alguma mídia evidenciou com dados justos e científicos porque o Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016?
Alguma notícia sobre o Rio de Janeiro ter recebido o título de Melhor Destino LGBT foi evidenciada? E recebemos este título por sermos friendly e não pelo turismo sexual, digo isto para baixar a bola daquel@s que poderiam fazer este tipo de ilação.
Alguém sabe que segundo a revista Forbes o Rio de Janeiro é a cidade mais feliz do mundo?
E que fomos eleitos como o povo mais gentil?
E que segundo a Revista QG, americana, o Rio é um dos dez melhores lugares do mundo para se trabalhar, segundo os executivos estrangeiros ouvidos pela revista?
Temos outros títulos mas o post ficaria muito extenso ao listá-los!
Bem, e eu não estou nem a falar das belezas naturais!
Como dizemos por aqui:
A inveja é uma merda!
Não é mesmo?
Mas continuamos a ser a Cidade Maravilhosa!
3 comentários:
Meu amor,
Ai como gostei deste post, fala sério!
Pena que não tenha a visibilidade que merece para poder calar muitas bocas.
Mas, falem o que falem, o Rio de Janeiro será sempre lindo e a inveja é de facto uma merda!
AMor
Acho que até nem importa muito a pouca visibilidade deste post. Importa mesmo é que ninguém baixa a estima de um carioca.
Até porque, haja inveja desta cidade e de nós.KKKKKKKKKKKKKKKK
Não é atoa que fomos eleitos como a cidade mais desejavel para se morar!!
Andarilha:
São Paulo é uma cidade mais violenta que o Rio, sempre foi.O que acontece é que no Rio de janeiro devido as condições geográficas o crime "parece mais presente", ou seja, além da mídia existe o fator "campo": em São Paulo existe mais "espaço" para a prática de crimes(inclusive o fato de ser a capital brasileira da homofobia). Esse "espaço" dá a falsa impressão que aqui tem menos ocorrências quando na verdade só se é de fato "paulistano" aquele que já foi assaltado e confesso qua não conheço ninguém nessa cidade que não tenha sido(pode até existir, mas é uma raridade, viu?). O Rio foi votado por jornalistas do mundo inteiro como uma cidade super hospitaleira deixando Paris no chinelo(e ninguém duvida disso, né?). É o cartão postal do nosso País e agora considerada um roteiro turístico gay entre outras coisas bacanas. Eu fiquei contente com a escolha para as Olimpíadas, principalmente pelos investimentos em segurança. Parece que só prestam real atenção nessa área quando vem o Papa, o Pan etc. Eu queria ver se o Obama resolvesse passar umas longas férias no Brasil se o pessoal não ia mexer a bunda e resolver de forma quase instantânea certos problemas "Milenares". Beijos.
Postar um comentário