segunda-feira, 24 de maio de 2010

Vibração

Vibração é definida como o movimento de oscilação em torno de um ponto.
Então, temos vibração mecânica, sonora, de luz etc.
A vibração é, também, um dos pressupostos para a vida.
Isto, porque, é pelo movimento das moléculas e multiplicação das células que se processa a vida. Ora isto é movimento e assim vibração.
Existem diversas tecnologias para se mensurar vibrações, incluso, as ondas cerebrais, os movimentos cerebrais, mentais, ligados ao sono, etc.
Nós temos mecanismos internos que também mensuram ou “sentem” a vibração. Por exemplo, sentimos a vibração do som a bater em nosso corpo quando estamos próximos a uma enorme caixa de som. Vibração tão forte que desloca o ar e nosso corpo o sente, além de nossos ouvidos ficarem, momentaneamente, com apitos ou mesmo ficarmos surdos por um período.
Também existem vibrações sutis que nos chegam. Eu já percebi, por diversas vezes, a vibração dos sentimentos e emoções de minha amada. Acho que muitas pessoas também já o sentiram.
Também sentimos as sutis vibrações da natureza e sutilmente vibramos ao contemplarmos sua majestade e beleza.
E outras vibrações que sentimos quando, por exemplo, estamos junto a determinadas pessoas e nos afastamos ou aproximamos delas sem, por vezes, sabermos a razão porque isso nos acontece.
No Universo, existe uma matéria ou energia a respeito da qual os cientistas nada conhecem ou conhecem muito pouco e que denominaram de matéria escura ou energia escura. Ela não pode ser vista ou mesmo identificada mas somente percebida através dos efeitos gravitacionais dos planetas e estrelas.
Achei tão instigante!
E, pasmem, esta energia constitui 73% do Universo que conhecemos!
Hummmm então isso significa que essa energia ou matéria escura também está em nosso pequenino planeta e em nós, sabe-se lá fazendo o que!
Então, sendo assim, me parece que tudo é constituído de vibrações. Claro que tem a ver com as constituições bio-químicas e naturalmente com o movimento dos elétrons.
Uma coisa interessante é que os elétrons e seus movimentos fornecem a forma do objeto, mais sólido ou mais maleável, assim como o seu estado. Coisas que físicos, químicos e outros cientistas conhecem muito bem. Todas obedecem a leis, leis que conseguimos decifrar e formar conceitos.
E aquelas que não deciframos ainda? E os conceitos que ainda não foram sistematizados e que nos cercam?
As diversas áreas científicas vão evoluindo na explicação do que antes era inexplicável, mas muitos outros fenômenos e até situações, ainda estão, como direi, no ar!
Sim no ar mesmo.
Alguns deles sentimos, percebemos, mas não conseguimos ainda explicar ou sistematizar cientificamente.
A propósito, não quero aqui, em absoluto, trazer alguma mirabolante teoria mas apenas refletir sobre algumas delas, como a que está no vídeo acima. Uma área da matemática muito interessante.
Estamos muito dentro do sistema científico acadêmico e muito condicionados a escarnecer ou mesmo desconsiderar o que ainda é mistério. Porém, algumas percepções, explicações ou reflexões ultrapassam o academicismo.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."
"A imaginação é mais importante que o conhecimento."
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."
Albert Einstein

2 comentários:

Duca disse...

No Universo 73% de uma matéria ou energia é totalmente desconhecida por parte dos cientistas.
Ok, a minha pergunta é:
- Como há gente que se arroga o direito de dizer que quem acredita em algo mais que os restantes e conhecidos 27% é estúpido ou ignorante?
É caso para pensar em quem é verdadeiramente estúpido e ignorante.
Muito bom post amor.

Andarilha das Estrelas disse...

Sabe, o que gosto em nossas conversas é que nós vamos sempre mais alem das meras convenções, mesmo quando discordamos.Aliás,são momentos que me enriqueço e descubro novos olhares.
E depois, cada post que faço é sempre a consequência de nossos encontros, reflexões e de minhas insatisfações relativas às respostas prontas e/ou fabricadas.
É isto, entre tantas outras belezas, que torna nossa relação de amor uma sinfonia.
Aprendo muito a cada final de dia quando nos conectamos pela internet.São encontros cheios de carinho, de emoção, de amor, mas de muito compartilhar de experiências, de reflexões, de arte,de textos,de noticias, de nossas vidas.Gratidão amor por me instigar tanto.