segunda-feira, 29 de setembro de 2008

13ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro

Já está lançada a campanha, assim como os cartazes, da XIII Parada de Orgulho LGBT do Rio de Janeiro, a acontecer na praia de Copacabana no dia 12 de outubro próximo. E estamos todos: ativistas sociais, população LGBTT, autoridades envolvidos na campanha. Afinal, já falei, já escrevi, sai de cartaz na mão, participo e informo sempre, o Brasil ocupa o primeiro lugar no cenário mundial como o país que mais mata por homofobia, com mais de cem homicídios anuais cujas vítimas foram trucidadas apenas por serem homossexuais. Pagamos impostos, votamos, trabalhamos e somos vítimas de preconceitos, discriminações, insultos, chacotas e assassinatos! Somos, aproximadamente, 18 milhões de cidadãos considerados de segunda categoria pelas leis brasileiras. Temos 37 direitos básicos negados! Somos ignorados, a sociedade brasileira não reconhece as relações homoafetivas como geradoras de direito. A organização da Parada LGBT do Rio de Janeiro, lançou uma campanha impactante, reproduzo aqui, exatamente o texto do site: “Este ano, o Grupo Arco-Íris pretende, com a Campanha da 13ª Parada do Orgulho LGBT - Rio, não só acentuar a luta pela aprovação do Projeto de Lei 122/06, Criminalização da Homofobia, que tramita no Senado, mas também abrir um espaço, em parceria com Grupos LGBT, outras organizações sociais, entidades e a sociedade civil, para a disseminação e sensibilização a este tema nacionalmente. Vamos lá então, além da festa que sempre é, a Parada do Orgulho do Rio de Janeiro este ano conclama a todos que assinem EU SOU A FAVOR DA LEI QUE CRIMINALIZA A HOMOFOBIA! Ainda de acordo com os organizadores da Parada, os cartazes expressam as consequências da violência contra a população LGBT. Reproduzo abaixo a descrição que consta no site da Campanha da Parada: “...a idéia foi criar uma campanha que pudesse impactar a sociedade, mostrar a conseqüência da violência contra LGBT, mas sem retratar pessoas, fazendo isso de maneira sensível, criativa e inovadora. Daí, veio à idéia de usar manequins que têm uma expressão sem brilho, mas refletem justamente o que uma pessoa sente quando ela é agredida por sua orientação sexual ou identidade de gênero: apanha simplesmente por existir. No fim, parece que os manequins ganharam vida e a imagem faz refletir sobre todo tipo de violência.” Desejo a todas e a todos uma excelente Parada, que se divirtam, que se alegrem, pois afinal, alegria é nossa marca. Que o façamos com consciência política e social.E sobretudo,deixemos de forma indelével nosso repúdio ao setor conservador do Senado Brasileiro e aos fundamentalistas religiosos que impedem a votação da lei em plenário. Vamos mostrar quantas(os) de nós desejam e aprovam o Projeto de lei 122/2006. Clique aqui e assine.

6 comentários:

Duca disse...

Amor,

Os cartazes da campanha estão muito bem conseguidos. A organização está de parabéns!

Faço votos para que a parada decorra com civismo e respeito pela diversidade e que seja divertida para toda(o)s.

Logo que possa, assino a petição.

Beijo

SampaVelox disse...

Parabéns pela postagem, linda amiga!
Encabeça a primeira página de buscas com os termos "'Parada LGBT' Rio" na listagem do Google! (hehehehe). Dessa vc não sabia, né? (risos).
Voltarei com mais calma ao blog, pois bem ouvi uma música ao entrar e vi que tens mil novidades -- ainda mais depois da bela viagem a Portugal.
Beijocas
obs.: muito bons mesmo os cartazes!

Anônimo disse...

Boa sorte na vossa - que também é nossa - luta!

Andarilha das Estrelas disse...

Querida Sampa
Sabia não! Rsrsrsrs
O Google é? hehehehehe
Amiga, estou esperando vcs heim!!!
Olha só, vamos fazer um encontro da Lesbosfera em Copacabana, no Sindicato do Chopp, no dia da Parada às 11 hs. Aparece por lá!

Andarilha das Estrelas disse...

Citadina
Agradeço vossos voto!
Porem, hoje , especilamente, estou tão decepcionada!
É que está claro pelos números da eleição brasileira que os homossexuais estão mais para farra do que para o exercício da cidadania!

Andarilha das Estrelas disse...

Duca, meu amor
Sim, eu sei que você tem os melhores sentimentos por esta que será tua terceira pátria.
Gostaria que estivesses aqui comigo para irmos juntas à Parada.
Seria tão bom!