sexta-feira, 9 de maio de 2008

Dia de mãe


Um dia minha avó me disse:
Filha... Você aprende as canções que lhe canto agora, pois um dia você as cantará para seus filhos.
Minha avó foi minha mãe. Linda, terna, brava e amorosa!
E com ela aprendi muito do que sou hoje.
Inclusive os cantos que embalavam meus três filhos para que o adormecer fosse suave.
Então, eu ficava enternecida ao ver aquelas três cabecinhas, pouco a pouco, irem afundando mais nos travesseirinhos. E os olhinhos fechando... e que rostinhos! Lindos, ternos, tranqüilos, inocentes!
É dia de mãe, mas só sou mãe, porque estes três surgiram em minha vida e a transformou, e a mim então!!!
Primeiro surgiu meu príncipe de ébano... e eu o amei assim que o vi! Porem a grande descoberta mesmo, foi um dia, quando o amamentava. Olhava aquele rostinho, e fui tocando, em meu coração, num lugar inteiramente novo. Era um surgir. Fui sentindo algo imenso, mas delicado, suave, como a envolvê-lo por inteiro, senti tamanha força e beleza, que chorei. Então percebi que aquele serzinho frágil e pequenino me levara a um espaço dentro de mim que nunca havia tocado!
Foi ele, meu filho, que me guiara até aquele lugar cálido e envolvente onde o amor maternal mora.
Anos depois chegou minha doce princesa negra. Em seus três aninhos, mal sabendo do mundo, me olhava sério nos olhos, com seus enormes olhos negros. E não falava nada. Só olhava... como a pedir...vem, me descobre, me acolha!
Comecei então a perceber o quanto ela havia me acolhido muito antes que eu. Que ela me recebera em seu pequenino ser. E me olhava, eu, a gigante a quem ela nomeava mãe em silêncio, sem palavra alguma! Ela, minha linda princesa negra me acolhia como mãe, antes mesmo que eu a entendesse como filha!
Assim, minha linda filha me ensinava a entrega e o acolhimento!
Junto com minha princesa, também chegou meu querido menino sorriso. Mas que de inicio só chorava! Tão triste que estava tão só e desolado!
Menino sorriso em seus poucos três anos de vida se recolheu em si mesmo, se fechou em uma caixinha para não sofrer mais!
Pouco a pouco foi saindo... foi se mostrando...foi desafiando-me por inteira. Sem falar, só agindo! Inteiramente diferente!
Foi este menino sorriso que revolucionou que desconstruiu-me toda!
Que me fez, como um espelho a me ver tal qual sou! Nua, inteira e verdadeiramente paradoxal!
Menino sorriso me iluminou jogou-me sua luz e eu pude ver minha sombra pela primeira vez! Só há sombra quando a luz se faz!
Entender, aceitar, honrar e absorver a sombra, ai sim, com minha própria luz transforma-la!
Um pequenino, um tico, um miúdo iluminou meu ser!
E me mostrou as desconhecidas profundezas escuras em mim mesma, iluminando-as, me ajudando a descobri-las em beleza!
Companheiro pequeno que ficou a meu lado, por meses, enquanto me recuperava do acidente que levou meu olho direito e meu amor!
Meus filhos, que me fizeram um ser muito melhor, que me ensinaram o amor, o acolhimento e buscar a mim mesma.
Agradeço a você meu Príncipe de Ébano, a você minha Doce Princesa Negra e a você menino sorriso!

Sou mãe, mas porque foram vocês que assim me fizeram!
E formamos uma bela família homoafetiva!

15 comentários:

Duca disse...

Belíssimo texto, minha querida. diria mesmo comovente. Adorei.

É um verdadeiro hino ao amor maternal.

Beijo

Anônimo disse...

Seus filhos são de alguma maneira sua grande inspiração. Isso percebe-se ao ler seu texto tão carregado de amor e emoção. Adorei, e foi um grande prazer ser apresentada a alguém assim tão especial e com um astral maravilhoso!!!! BeijoKas da Beth e um ótimo dia das mães!!

Andarilha das Estrelas disse...

Duca, agradeço!
Mas a maternidade só pode existir e forma de amor porque existem os filhos! E você, com certeza irá amá-los!

Andarilha das Estrelas disse...

Beth, querida o prazer foi todo meu,você e Mari me proporcionaram momentos muito agradaveis e alegres.Sou mãe porque tenho meus filhos que me inspiram a se-lo.Beijos.

Mari disse...

Hedi,
Lindo o texto! Até fiquei com vontade de experimentar o ser mãe!
seja sempre muito feliz com os 3!
bjão!!

Mari disse...

Ah, esqueci!!
O visual da BF ficou lindo!!

Andarilha das Estrelas disse...

Queer girls, muito obrigada querida.Então dou a maior força para vc! Ter filhos é tudibão!!!!
E a B.F. sempre manda muito bem! Concordo com vc

Anônimo disse...

parabens pelo seu dia....
uma mulher de respeito, mae no sentido amplo.....
seu texto me comoveu,,,
um beijo para ti e todas a mamaes que aqui vierem....
mineira

Duca disse...

Feliz dia de mãe, minha querida!

Adorei a música que colocaste no blog. É uma excelente interpretação de Cássia Eller.

Beijo

Andarilha das Estrelas disse...

Querida Duca,
Muito obrigada pelos seus votos.
E a música é uma de minhas preferidas da Cassia.
Beijos e mais beijos

Andarilha das Estrelas disse...

Mineira anônima
Sim, eles são e todas as mães são homenageadas sim.
Muito obrigada por suas palavras.

Amora Doce disse...

Oi Didi

Lindo texto porque saido do coração. Parabéns pelo dia de hoje e por todos os dias em que vc é mãe destas crianças acolhidas e escolhidas por vc e pela S. Beijos
Anamaria

Andarilha das Estrelas disse...

Amora linda amiga e tão querida.
Valeu! Sim, foram escolhidas, assim como eles nos escolheram também.
Amiga muito obrigada por suas palavras.
Beijos

Anônimo disse...

o texto tá tegal, minha chapa. :) diz-se?

Anônimo disse...

Oi Hedi...estava aqui paseando em seu cantinho e me deparei com esse lindo texto...
Parabéns por ser essa mãe tão forte, presente e encantadora.
Eu e meu amor, somos loucas para ter filhos assim como os seus, e lendo esse texto o caração afirma que também é essa a minha vontade.
Parabéns por essa linda familia!
Michelle Ody