quinta-feira, 1 de maio de 2008
Fortalecendo II
Um cordão. Um grande barbante branco, amarrando todas as mulheres juntas, tecendo uma grande teia no salão, unindo corpos e espíritos em um único abraço.
Foi assim que terminou o Seminário "II Fortalecendo, Articulando e Informando Mulheres Lésbicas, Bissexuais e Transexuais da Região Sudeste", realizado dos dias 24 a 27 de Abril no Rio de Janeiro e organizado pelo Movimento D'ELLAS/RJ.
Apesar do título se limitar ao Sudeste, a organização do evento decidiu ampliar seus objetivos, abrindo e priorizando inscrições que fugiam do circuito Rio - São Paulo - Minas.
Resultado?
Um grande encontro de mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais de todas as regiões, do Acre ao Paraná, de Rondônia a Pernambuco. Um cruzamento de experiências, idades e sotaques diferentes. Um belo aprendizado.
Entre rodas de conversa e palestras sobre orientação sexual, identidade de gênero e violência contra a mulher, as participantes discutiram problemas de suas regiões, debateram ações de fortalecimento dos grupos de mulheres e da luta contra toda forma de discriminação.
Entre os convidados para discussões e palestras estavam a deputada federal Cida Diogo (PT-RJ), Irina Bacci - do Coletivo Feminista de Lésbicas, Yone Lindgren - do Movimento D'ELLAS e uma das organizadoras do evento, Jussara Bernardes - presidente do Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual (GAI-RJ) e Sônia Correa - pesquisadora da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA).
Nos olhos curiosos, nos ouvidos atentos ou nos sotaques tão distintos, mais de 90 mulheres se esforçaram em construir um encontro único, que percorreu desde depoimentos sobre violências vivenciadas à curiosidade do pensamento político.
Da falta de intimidade do início - e do se sentir tímida - mulheres jovens e maduras souberam achar seu ponto de equilíbrio em debates sérios ao exporem suas idéias. Ao final do último dia, elas eram iguais, únicas, formando um todo - mesmo que individuais - unidas por um barbante branco.
O Seminário II Fortalecendo foi um exemplo de discussão civilizada, amigável e afetuosa. Claro que todo evento tem seus problemas, pois pessoas são ímpares e cada uma tem seu tempo. Mas dentro do tempo do evento, as mulheres conseguiram se tornar uma engrenagem essencial.
Parabéns para a organização, para os voluntários e para as participantes que fizeram desse seminário um exemplo de conscientização política.
Martha Vasconcelos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
pois é...nós criamos laços,nós e teias...juntas somos sempre muito mais fortes!!!
Este texto da Martha está muito bom. Dá-lhe os meus parabéns.
As fotos do post acima estão lindas.
Fico com pena de não ter lá estado.
Beijo
Duca terá a oportunidade de conhece-las...espero!
E ainda terás também muitas formas de participar!
Yonne, e tudo isto com sua perfeita organização.
Criamos teias e amizades lindas!
Postar um comentário